Trade Union Forum

Report by Mário Teixeira, CTB, Secretary for Legal Affairs

October 30. 2020.

Saint-Petersburg

Em nome da CTB, queremos fraternalmente saudar os representantes das demais centrais brasileiras, bem como as delegações chinesa, indiana e sul-africana.

E ainda cumprimentamos e agradecemos os companheiros da Russia pelo expressivo empenho na realização de mais este encontro laboral dos países dos BRICS.

Companheiros e Companheiras, a atual conjuntura é drástica, com tendência de se agravar e se prolongar ainda por muito tempo, em especial para os trabalhadores, como consequência da pandemia do COVID19.

A vulnerabilidade e fragilidades da saúde pública ficaram escancaradas.

O modelo capitalista, focalizado no “Estado Mínimo”, no afastamento do “Estado de Bem Estar Social” e do socialismo, não conseguiu dissimular sua fragilidade e impotência para enfrentar a pandemia amparando principalmente aos mais mais necessitados.

A pandemia no Brasil, hoje tem contabilizado quase cinco milhões e meio de infectados que poderão ser seis vezes mais devido à subnotificação.

O número de óbitos já se aproxima de 160 mil casos.

Enquanto isso, o presidente Bolsonaro continua omisso, desdenhando a pandemia e procurando desestimular a população quanto às necessárias medidas preventivas contra o coronavírus. Não fosse a atuação dos governos estaduais e municipais a situação estaria ainda muito mais grave.

A todos nós um encontro proveitoso. Vamos confiar na ciência, para que na próxima reunião do Fórum Sindical já estejamos vivendo um outro momento, principalmente libertados definitivamente da pandemia do Coronavírus.

Virtualmente, também enviamos nosso fraternal abraço a todas e todos.

­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________

Papers

2020-10-30 12:10:00

Report by Ricardo Patah, UGT, President