Trade Union Forum

Report by Miguel Eduardo Torres, Força Sindical, President

October 30. 2020.

Saint Petersburg

 Gostaria de cumprimentar e saudar a todos os amigos e companheiros / as, dirigentes e representantes sindicais da Rússia, China, Índia, África do Sul e a nossa delegação das Centrais Sindicais Brasileiras, presentes neste importante, 9 Fórum Sindical dos BRICS, que realizamos hoje de forma virtual,  sob o comando do nosso amigo, PRESIDENTE, MIKHAIL SMHAKOV, DA FNPR, Rússia.

Cumprimento também, todas as autoridades do Governo da Rússia, e da OIT presentes, o qual é uma honra com contar vossa importante presença.

Companheiros / as, há vários anos ou décadas que estamos vivendo uma grave crise estrutural do modelo econômico global, e que consequentemente nos impõe crises politicas, econômicas e sociais em cada um de nossos países, com consequências terríveis para toda a população, especialmente para os mais pobres e vulneráveis. 

Essa crise mundial do modelo econômico, foi aprofundada para pela grave crise sanitária do Coronavirus. A Pandemia COVID 19, já infecto mais de 50 milhões de pessoas, com um saldo de mais de 1,3 milhões de mortos, em mais de 196 países em todo o mundo, sendo Brasil, Índia, Rússia e ÁFRICA do Sul os países mais afetados dentro dos BRICS.

Nesse contexto, não podemos aceitar de forma alguma, que os trabalhadores / as e a população mais pobre e vulnerável paguem os maiores custos da crise gerada pelo próprio modelo econômico, e aprofundada por alguns Governos irresponsáveis que insistem no negacionismo da ciência e  na implementação de politicas de ajustes que sacrificam ainda mais os trabalhadores (as) e aprofundam as desigualdades sociais, como é caso do nosso país, Brasil.

A Força Sindical, considera  importante o bloco dos BRICS para o desenvolvimento econômico sustentado e contribuição positiva no equilíbrio das relações econômica, comerciais e da Geopolitica em nível Global.

Reafirmamos o nosso compromisso de trabalho, unidade de ação e solidariedade com todas companheiros / as e entidade sindicais dos paíse dos BRICS.

Um grande abraço e muito obrigado.

___________________

Papers

2020-10-30 12:10:00

Report by Ricardo Patah, UGT, President