Trade Union Forum

Report by Sergio Arnoud, CSB, Vice President

October 30. 2020.

Saint-Petersburg

Apresento a saudação da CSB Central dos Sindicatos Brasileiros a todos e todas companheiros participantes desse encontro do BRICS. 

Lamentávelmente, em virtude da Covid 19, não podemos nos encontrar nesta oportunidade.

A CSB aponta a total responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro e do présidente Donald Trump pelas mais de 400 mil mortes ocorridas no Brasil e nos EUA,  e que se espalharam por toda América do Sul.

Suas posturas negacionistas, atrasaram e dificultaram o enfrentamento da COVID 19. 

Os reflexos no mundo do trabalho foram devastadores. Durante o período mais crucial, o governo Bolsonaro contando com a cumplicidade do Congresso Nacional, retirou direitos dos trabalhadores públicos e privados, dos sindicatos e das organizações sociais. O desemprego ultrapassou 14 milhões de trabalhadores. Os servidores públicos foram e continuam expostos à Pandemia, sem os indispensáveis Equipamentos de Proteção Individual.

Enquanto isso, adota políticas indutoras do trabalho informal. Sem qualquer direito ou garantia social.

De maneira geral, contra esse desmonte do Estado de Bem Estar Social, aprofundamos a busca da Unidade de Ação entre as centrais sindicais. E continuaremos denunciando neste e demais fóruns internacionais essas agressões aos trabalhadores e à sociedade brasileira.

­­­­­­­­­­­­­­­­____________________

Papers

2020-10-30 12:10:00

Report by Ricardo Patah, UGT, President